Configurar o envio de e-mail
Talvez você não goste do Webmail e não tem um gerenciador de e-mails como o Outlook instalado em seu PC, neste caso temos uma solução fantástica para você, qual é? Configurar o e-mail corporativo para usar o Gmail para receber e enviar e-mails. Vamos lá que vamos te explicar direitinho como fazer neste passo à passo.
Primeiro abra sua conta do Gmail normalmente em seu computador, em seguida, clique na engrenagem e depois em Configurações.
Em seguida clique em Contas e importação e depois em Adicionar outro endereço de e-mail.
Na tela seguinte, preencha os campos e clique em Próxima etapa>>.
- Nome: Informe um nome que esteja associado ao endereço de e-mail. Por exemplo, se a conta de e-mail é contato@seudominio.com.br , o nome para exibição poderá ser “Contato” ou o endereço de e-mail “contato@seudominio.com.br”.
- Endereço de e-mail: Informe o endereço de e-mail completo (@seudominio.com.br)
Preencha os novos campos, selecione a porta de e-mail e clique em Adicionar conta
- Servidor SMTP: Informe o nome do servidor, ou seja, mail.seudominio.com.br (caso o domínio já esteja apontado para a hospedagem).
- Porta:
- 587 (para servidor SMTP mail.seudominio.com.br)
- Nome de usuário: Informe o endereço de e-mail completo (@seudominio.com.br).
- Senha: Informe a senha da conta de e-mail (@seudominio.com.br).
- Conexão Segura:
- Marque Conexão segura usando TLS para servidor SMTP mail.seudominio.com.br
Será necessário confirmar a existência da conta de e-mail (@seudominio.com.br), utilizando um link ou um código de confirmação enviado pelo Gmail. Favor acessar seu e-mail corporativo através do Webmail e clicar no link no corpo do e-mail ou copiar o código e colar no campo “Digite e confirme o código de confirmação”.
Configurar o recebimento de e-mails
No painel do Gmail, clique sobre o ícone de engrenagem, localizado no canto superior direito da tela, e em seguida na opção Configurações.
Clique em Encaminhamento e POP/IMAP, marque a opção Ativar POP para todos os e-mails (mesmo os que já foram baixados) e clique em Salvar alterações
Clique em Conta e importação, vá até “Verificar o e-mail de outras contas:” e clique em “Adicionar uma conta de e-mail”.
Na tela seguinte, preencha com o endereço de e-mail e clique em “Próxima”. Na tela seguinte, clique apenas em “Próxima” novamente.
Para finalizar, preencha com atenção a tela a seguir, observe a imagem abaixo e siga o mesmo padrão, coloque seu endereço de e-mail, senha, o servidor POP (padrão como na imagem), porta 995, marque o quadradinho e clique em “Adicionar conta” para encerrar. Pronto!
Ao concluir, o e-mail deverá estar configurado e pronto para ser usado. Realize testes de envio e recebimento.
Contas de e-mail externas devem ser configuradas exclusivamente através do protocolo POP apenas.